Criado pelo alemão Joseph Pilates em 1920, o método Pilates é um sistema completo de condicionamento físico e reeducação postural, composto por exercícios realizados no solo ou em aparelhos, que trabalha corpo e mente ao mesmo tempo, mantendo os dois no mais perfeito equilíbrio através de uma educação corporal completa. No Pilates o corpo é trabalhado de forma global, desde a musculatura mais profunda até a mais periférica, envolvendo força, flexibilidade e respiração.
Fortalece os músculos responsáveis pela sustentação do corpo, o que garante abdômen e musculatura das costas extremamente fortes. Por isso é muito procurado por pessoas com hérnia de disco ou dores na coluna vertebral. A concentração, a respiração e a consciência corporal são sempre trabalhadas em todos os exercícios.
Todos os movimentos são precisos e coordenados, não há impacto, movimentos rápidos ou violentos, por isso não provoca desgastes articulares ou musculares. Cada exercício abrange o maior número possível de grupos musculares.
O Pilates pode ser praticado por pessoas de todas as idades, por todos os biotipos e condições físicas, inclusive por gestantes.
Neste momento tão especial entre Mãe e Bebê, o Pilates surge para oferecer diversos benefícios ao período de gestação, com uma grande diversidade de exercícios no solo ou com aparelhos. Dentre os principais estão: manutenção da força muscular global; melhora da postura e da flexibilidade; melhora da respiração; melhora da circulação sanguínea, diminuindo inchaços; eliminação de dores musculares e da coluna lombar, que surgem devido às alterações posturais na gravidez; fortalecimento da musculatura pélvica que auxiliará no parto; acelerar o retorno à antiga forma física no pós-parto.
Para mulheres que já praticam algum tipo de atividade física previamente, não existem restrições; ao contrário, a prática pode ser iniciada a partir do terceiro mês gestacional.
A prática é totalmente acompanhada pelo instrutor, que irá dosar a resistência oferecida em cada exercício de acordo com cada aluna. O início da prática pela gestante, independente da semana gestacional em que se dará este início, deve ser consentido pelo (a) médico (a) obstetra que a acompanha.
As aulas de Pilates são realizadas das 8h às 20h, inclusive ao meio-dia, sempre previamente agendadas. Horários das 7h e após as 20h são também disponibilizados de acordo com as agendas dos instrutores.
Destinada a alunos que ainda não tenham praticado Pilates na Studio Reabilitar, a aula experimental introduz o aluno ao método, sendo uma aula completa de exercícios, com 1 hora de duração